Hackathon+Salvador Desafio Criativo

Os competidores do desafio criativo Hackathon+Salvador: Soluções de Impacto Social para o Centro Histórico terão um final de semana intenso, com 33 horas de atividades programadas. Para dar conta da tarefa, os times contarão com infraestrutura completa com internet banda larga, alimentação, segurança e espaço reservado para quem tiver fôlego de passar a madrugada conectado e desejar acampar na sede da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus, onde o evento acontecerá nos dias 15 e 16 de julho.

Realização do Jornal CORREIO e da Rede+, em parceria com a Ufba e Prefeitura Municipal de Salvador, o Hackathon+Salvador está com inscrições abertas até o dia 03 de julho. Os interessados podem se candidatar no site do CORREIO (http://www.correio24horas.com.br/desafiocriativo/).

O Hackathon+Salvador é o primeiro evento do Fórum Agenda Bahia 2017. Promovido pelo jornal CORREIO e em sua oitava edição, o fórum reúne especialistas de áreas como economia, negócios e tecnologia, empresários, poder público e sociedade civil organizada para debater e encontrar alternativas para o desenvolvimento socioeconômico do estado. Este ano, o eixo central do evento é Tempos de Mudança. Nos meses de agosto e setembro, estão programados dois seminários com os temas Cidades e Conexões.

Reunião de criativos

Podem se inscrever para participar do Hackathon+Salvador estudantes, jovens empreendedores, programadores, designers, líderes comunitários, gestores públicos, criativos em geral e demais interessados em tecnologia e inovação.

Para Rodrigo Paulilo, CEO da Rede+, empresa com experiência na realização de eventos e aceleração de negócios e startups, o evento jogará luz sobre os problemas da região mais rica histórica e culturalmente de Salvador, incentivando que empreendedores e inovadores possam desenvolver soluções para melhorar a vida das pessoas.

“O evento é também uma forma de conectar gente capaz de resolver problemas com tecnologia e inovação, mudando a forma como a cidade é vista. Além disso serve de estímulo para a geração de novos negócios”, acrescenta.

Processo de seleção 

Depois da análise das fichas de inscrição, os curadores da Rede+ vão selecionar 50 participantes para o desafio criativo. Esse total será dividido em dez equipes, cada uma com cinco integrantes. A lista de selecionados será divulgada no dia 07 de julho e já no dia 08, a turma vai arregaçar as mangas e realizar uma série de visitas guiadas ao Centro Histórico de Salvador, para entender a dinâmica do local, ver de perto os problemas e assim, já se preparar para a maratona dos dias 15 e 16 de julho.

A programação (veja abaixo) começa no sábado, 15, a partir das 9h, com uma apresentação sobre o Fórum Agenda Bahia 2017. Na sequência, os participantes receberão as orientações sobre o hackathon e conhecerão os principais problemas do Centro Histórico. Os desafios das equipes serão elaborados a partir de cinco eixos temáticos: turismo, mobilidade, economia criativa, cultura (patrimônio histórico) e governança.

Ao longo da tarde de sábado e da manhã de domingo, estão previstas as mentorias sobre modelos de negócios, desenvolvimento, design e pitch, com o objetivo de capacitar os integrantes dos times na elaboração das suas propostas. As apresentações de cada time estão agendadas para a tarde de domingo. Uma comissão julgadora avaliará as propostas e elegerá os vencedores, que serão conhecidos no encerramento do evento, no final do dia.

PROGRAMAÇÃO: 

Sábado, dia 15/07 

Manhã 

09:00 – Apresentação do Fórum Agenda Bahia 2017 e do Hackathon+Salvador

09:30 – Orientações Gerais sobre o Hackathon+Salvador

09:45 – Apresentação dos desafios para os competidores

10:45 – Brainstorming, com as primeiras discussões de ideias e soluções

12:15 – Intervalo para o almoço

Tarde 

13:00 – Definição das soluções e formação das equipes de empreendedores

14:30 – Início da maratona criativa

16:00 – Mentoria sobre modelo de negócios e proposta de valor

19:00 – Mentoria sobre desenvolvimento e design

Domingo, dia 16/07 

Manhã 

9:00 – Mentoria sobre desenvolvimento e design

12:00 às 13:00 – Intervalo para o almoço

13:30 – Mentoria sobre negócios e pitch

Tarde

15:30 – Cerimônia de encerramento

15:45 – Apresentação das propostas das equipes, em formato pitch, com 3 minutos para cada grupo, seguida de sessão de perguntas e respostas de mais 3 minutos;

17:00 – Apresentação dos próximos passos

17:15 – Divulgação dos resultados, com premiação dos vencedores

GLOSSÁRIO: 

Entenda a linguagem do Hackathon+Salvador 

*Hackathon – União das palavras hacker + marathon (maratona). Nome dado aos desafios que utilizam tecnologia para construir soluções para problemas complexos;

*Pitch – Tipo de apresentação rápida que tem o objetivo de despertar o interesse de investidores para um determinado produto ou serviço desenvolvido por startups;

*Startup – Nome das empresas emergentes, de base tecnológica, espírito empreendedor e constante busca por modelos de negócio inovadores;

*Mentoria – Também pode ser chamada de tutoria. Ferramenta de desenvolvimento profissional em que alguém mais experiente orienta quem tem menos experiência;

*Governança – Conjunto de processos, regulamentos, decisões e ideias que determinam a forma como uma empresa, sociedade, patrimônio histórico, etc. será administrado;

*Economia Criativa – Nome dos negócios baseados em capital intelectual e cultural, que envolve os ciclos de produção e distribuição de bens e serviços que usam a criatividade como insumo (matéria-prima).

Mais informações: Hackathon + Salvador Desafio Criativo