Robótica Educacional na Campus Party Bahia

A UNEB está presente com destaque na nova edição da Campus Party, que se realiza em Salvador até este domingo (13).

Entre outras atividades, pesquisadores da universidade vão apresentar aos “campuseiros” e público presente na “área open” do evento no sábado (9), o projeto Brinque e Aprenda – Robótica Educacional.

Apoiado pela Agência de Inovação da UNEB, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG) da instituição, o projeto tem equipe formada pelos docentes Eduardo Jorge, que coordenada a agência, e Hugo Saba, e pelos estudantes Peterson Lobato, do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (Gestec), Matheus Tanure e Erik Ferreira, ambos do bacharelado em Sistemas de Informação da universidade.

A equipe também conta com o suporte do Programa de Bolsas de Apoio à Tecnologia e Inovação (Pibati) da UNEB.

O projeto desenvolveu um kit de Robótica Educacional, com o qual se podem aprender e executar, de modo simples e prático, atividades de automação e eletrônica.

“A proposta do kit é ensinar eletrônica básica e conceitos de programação, por meio da construção de atividades práticas, tais como obter a temperatura do ambiente, ligar uma luz com o bater de palmas, comandar um robô usando celular, tudo isso sem a necessidade de conhecimentos aprofundados”, explica Eduardo Jorge.

Considerado a maior experiência tecnológica do mundo, a Campus Party, que teve início na quarta-feira (9), está sendo realizada na Arena Fonte Nova.

Desde a fase de organização do evento, a UNEB vem participando ativamente dessa primeira edição da Campus Party na Bahia.

 

Reportagem: ASCOM/UNEB.